Tuesday, July 17, 2012

Infinitas incertezas

Eu sou daquele tipo de pessoa cheia de incertezas. Tantas coisas que eu simplesmente não sei... Estamos sozinhos nesse universo ou existirá vida em outros planetas? O que somos nós, humanos, afinal? Temos uma alma ou somos apenas animais inteligentes? Seguiremos conscientes e individuais após nossa morte, voltaremos em forma de energia para um "todo" panteísta ou simplesmente deixaremos de existir enquanto a natureza trata de reciclar os átomos que constituem nosso corpinho?

Existirá sempre o bem e o mal no mundo? O mundo está melhorando ou piorando? Existe Deus? Existe também o seu contrário? Serão um dia essas perguntas respondidas? E, a principal delas: por que eu não consigo sossegar?

Me falta fé? Atrevo-me a dizer que não. Me considero razoavelmente espiritualizada apesar de não seguir nenhum ritual religioso. Medito regularmente, simplesmente porque me faz bem. Para mim Jesus Cristo foi o ser humano mais fantástico que já habitou esse planeta e até hoje inspira tantos outros homens e mulheres extraordinários que o sucederam. Se você perguntar ao meu coração ele lhe dirá: existe Deus e ele NUNCA me abandonou. Se você perguntar ao meu intelecto ele lhe dirá: eu não sei. Como pode isso? Fui treinada, sim, na objetividade científica, mas também fui exposta, desde cedo, à espiritualidade e suas possibilidades. Por que, então a incerteza? Por que sei que nunca vou ter certeza? Sigo acreditando e desacreditando, e assim seguirei, aprendendo a ser feliz comigo mesma do jeito que sou, aceitando minhas tão humanas limitações.

Tenho profunda admiração por aqueles que tem fé, mas tenho mais ainda por aqueles que amam, simplesmente. Por que o amor é fé em ação, tenha-se fé ou não. Eu vivi alguns anos nesse mundinho e se posso resumir o que aprendi até hoje é que aqui tudo se pode, e de todas as coisas que o mundo me permite, a mais gratificante delas é amar.

© Todos os direitos reservados.

No comments: