Tuesday, March 4, 2008

Para Tiago ler um dia. Cartinha n. 1 (22 semanas).

Olá filho. Essa é a primeira cartinha que a mamãe escreve para você, para que você leia um dia. Hoje é dia 22 de fevereiro de 2008 e você está na minha barriga há 22 semanas e 3 dias. Estamos em Amsterdam há 22 dias, chegamos aqui dia 01 de fevereiro, viemos do Brasil. Nossas bagagens extraviaram e nos primeiros dias na Holanda tive que usar as cuecas do seu papai, mas essa história depois eu conto pessoalmente.

Até bem pouco tempo atrás você era um plano abstrato na minha mente e na mente do seu papai. Iríamos nos casar e queríamos ter um filho. Um mês depois do nosso casamento você chegou. Que surpresa boa. Nesse dia você era uma listra em um teste de gravidez de farmácia. Claro que eu fui atrás de todas as informações possíveis, e descobri que você também era um conjunto de células não especializadas chamado ovo. Seu pai estava na Inglaterra, fazendo uma entrevista para um trabalho, e soube da notícia pelo Skype. Tive que repetir umas três vezes: o teste deu positivo!! Ele ficou rindo lá na Inglaterra e eu lá no Brasil.

No primeiro mês não senti nada de diferente, você estava lá quietinho. e durante esse período passou de ovo para embrião. Quando você completou 7 semanas vimos você pela primeira vez, por meio de uma ecografia. Você era muito pequenininho, media 2 cm, e seus bracinhos e perninhas eram apenas dois cotoquinhos (que seu pai ficou imitando e me fazendo rir). Ouvimos o seu coração batendo e gravamos um DVD, mas ainda não sabíamos que você era um menininho. Quando completei 10 semanas fiz um exame de sangue e descobri que o pequeno embrião que eu carregava era um menino! Desse dia em diante começou a escolha do seu nome. Quando você fez 11 semanas fizemos outra ecografia, chamada estudo morfológico do primeiro trimestre. Dessa vez o médico mediu a espessura de um líquido na sua nuca e conferiu tudo direitinho para ver se estava tudo bem com você. Seu papai fez um vídeo do nosso casamento e colocou as suas imagens desta ecografia no final do filme, com uma música muito bonita que ele escolheu para você. E então você fez mais um progresso e de embrião passou para feto.

Enquanto isso eu vomitava tudo que comia. É, meu corpo demorou uns 4 meses para se acostumar com os hormônios da gravidez. Mas no sexto mês os enjôos acabaram. Claro que isso foi bom, pois fiquei uma grávida super esbelta. Quando você estava com 16 semanas fizemos outra ecografia (queríamos saber se estava MESMO tudo bem com você), e com 18 semanas fizemos de novo, pois a mamãe estava muito ansiosa com a viagem para a Holanda. Você era um bebê grande e se mexia bastante, mas a mamãe ainda não sentia seus movimentos. Já na Holanda, com 20 semanas, fizemos o estudo morfológico do segundo trimestre. Nesta ecografia vimos o seu estômago, seus rins, seu coração, seus bracinhos, perninhas, mãozinhas, pezinhos, nariz, boca, olhos... Você já era um rapaz formado! Agora era só engordar! Quando você estava com 20 semanas a mamãe começou a sentir você mexendo. Com 21 semanas você deu um chutão tão forte que o seu papai também sentiu quando colocou a mão na minha barriga!!

Durante essas 20 semanas a mamãe e o papai leram muito sobre gravidez, parto, bebês. Você já tinha roupinhas e sapatinhos e ganhou brinquedos de presente de Natal antes de nascer! Você ganhou presentes da sua bisavó Marina, da sua bisavó Natália, da sua tia avó Alda, da vovó Raquel, da sua avó postiça Wânia, do vovô Furquim, do vovô Nestor e da vovó postiça Bim, da titia Eliza e titio Pedro, do papai, da mamãe, das titias postiças Cordélia, Marilene e Simone. Até a mamãe retomou as agulhas de tricô guardadas há muito tempo e tricotou uma manta e um sapatinho para você. Mas mesmo com tudo isso a mamãe não parava de pensar na preparação da casa, um bebê precisa de tanta coisa!!! Banheira, berço, colchão, carrinho... Bom, a mamãe queria preparar logo a casa para sua chegada, e então fomos hoje, 22 de fevereiro, eu e o seu papai na única loja que conhecemos e que vende essas coisas aqui na Holanda. Seu papai e eu escolhemos um berço lindo para vc!!! Fiquei tão feliz! Suas coisinhas ainda não chegaram, mas agora sei que você terá um lugar para dormir, um carrinho, vai ter uma banheira, um trocador, fraldinhas, toalhinhas, lencóis, cobertores, chupetas, mamadeiras! Agora só falta você chegar! Chega logo, meu filho!!! Não vejo a hora de segurar a sua mãozinha e cheirar sua cabeça, igual faço com o seu papai. E o seu papai não vê a hora de ensinar você a ler. É, papai vai ensinar você a ler desde bebezinho. Mas na verdade mesmo, ele mal pode esperar é para te levar na Bijmer Arena para ver o jogo do AJAX.

Hoje foi um dia muito feliz. Tudo por sua causa e você nem sabia. Agora você já sabe.

Um beijo.
Mamãe.

No comments: